A Escola Técnica “Astor de Mattos Carvalho”, com mais de 50 anos de existência, foi criada pelo Decreto nº 51.094 de 16/12/1968, assinado pelo Governador Carvalho Pinto e instalada pela Resolução SE n° 31, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 29/01/76, oferecendo a habilitação de Técnico em Agropecuária, tornando-se a Unidade de ensino número 038 do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”, Autarquia vinculada atualmente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. Localizada no município de Cabrália Paulista, Bairro Restinga, ocupa uma área de aproximadamente 8,23 alqueires paulistas, com uma distância de 45 km da cidade de Bauru, centro regional que congrega mais de um milhão de habitantes. Em seu primeiro período, a ETEC “Astor de Mattos de Carvalho”, organizou-se para se tornar liderança, em toda a região, como modelo de escola agrícola, na formação contínua de técnicos que, após a formação, estão presentes em vários estados brasileiros.
Em relação à docência, alguns dos profissionais mais antigos, ainda permanecem ativos em nossa área, como o professor Edson dos Santos, a professora Silvia, o professor Lourenço Magnoni e o professor João Carlos, os quais até a atualidade, permitem-nos partilhar dos seus conhecimentos e cultura. Já com o grupo de funcionários, o Sr. Nelson é outro exemplo de profissional que contribui com a sua experiência na unidade. A organização da Residência Escolar, nesse período, permitiu que alunos residentes em diversas partes do País, pudessem estudar em nossa escola, recebendo todo o cuidado e atendimento necessários, levando-se em consideração o afastamento de suas famílias. As primeiras salas foram organizadas e a produção de animais e posteriormente, sua implementação no mercado foram marcados pelo respeito aos nossos produtos, defumados, conhecidos em todo o Estado de São Paulo. A cidade de Cabrália Paulista, conheceu também os “agricolinos”, que inclusive, alguns, acabaram por firmar suas famílias na cidade e região. Demonstrando nessas ações a importância do preceito voltado às questões de relacionamento entre a Escola e as famílias locais. A qualidade do ensino na escola agrícola levou muitos alunos a enfrentar dificuldades daquele período como o transporte, a vida comum, o afastamento familiar e outros itens. A estrutura física da Escola foi se firmando, com a divisão na área administrativa, os blocos de sala de aula, a área dos laboratórios e as áreas voltadas para a produção relativa a formação dos técnicos em agropecuária. O segundo período, inicia um processo de implementação de novas tecnologias e novos cursos para poder acompanhar as mudanças e transformação que estão ocorrendo no mundo da produção e do trabalho, primando pela qualidade do ensino ofertado para atender às necessidades educacionais da comunidade local e regional e também, quando solicitada, de qualquer localidade do território nacional. Assim, no início de 2011, ocorreu o término da construção de uma Mini Destilaria de Álcool (Projeto Micro-Destilaria de Álcool: do Plantio da Cana-de-Açúcar à Produção do Etanol, uma Alternativa para a Agricultura Familiar), que atualmente não existe mais.
Diante de tudo isso, a Etec entendeu que o ensino de qualidade deve estar alicerçado em pesquisas. Desta forma, instalou-se o Centro Experimental de Bionergia, respeitável parceria estabelecida pelo Centro Paula Souza com a Embrapa com desenvolvimento de pesquisa sobre a geração de energia via biodigestor, será utilizado como portifólio na elaboração de outros projetos dentro da Rede Nacional de Bioenergia - (Firestone). Este projeto no momento encontra-se em fase de manutenção, em virtude do rompimento da manta protetora onde são armazenados os degetos.
Dentro desta nova concepção, o destaque foi dado à parceria da Etec com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que é uma pesquisa nacional e internacional sobre o aquecimento global. Este projeto técnico científico, já está em funcionamento na Etec e faz parte do Sistema de Monitoramento e Alerta a Desastres Naturais (SISMADEN), projeto desenvolvido pelo INPE, integrado a plataforma do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC/ONU) para acompanhar as causas e os efeitos do aquecimento global no Brasil e no mundo. O CIADEN (Centro Integrado de Alerta de Desastres Naturais ) da Etec é o primeiro instalado no país, que atualmente não está mais em funcionamento.
Todo resultado alcançado é reflexo do trabalho realizado pela comunidade escolar, objetivando alcançar um ensino público de excelência, por meio da vivência de uma gestão democrática. Além destes resultados alcançados no ENEM, vários alunos formados no nosso Ensino Médio, conseguiram entrar em importantes Universidades Públicas do Estado de São Paulo e do País. Atualmente, a Etec Astor de Mattos Carvalho conta com 562 alunos, de ambos os sexos, em regime de internato e externato, jovens da comunidade local e de outras cidades da região, distribuídos nos cursos de Técnicos Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, MTec Informática para Internet, Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, M-Tec de Administração, Técnico em Química, Técnico em Agroindústria, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Administração, Novotec Informática e Novotec Administração e, também, na Sala Descentralizada das cidade de Espírito Santo do Turvo e uma extensão na cidade de Bauru